Dicionário

Dicionário SPIMP

Prebiótico

Os prebióticos são frequentemente confundidos com fibra alimentar, mas existem algumas diferenças importantes. O que são prebióticos e como podem eles ajudá-lo?

Saber mais

Probiótico

Muitos produtos chamados “probióticos” na verdade não se qualificam como probióticos. O que são probióticos e o que podem eles fazer pela sua saúde?

Saber mais

Pós-biótico

Descubra o poder dos pós-bioticos microorganismos não vivos que oferecem benefícios à saúde como, vitaminas e substâncias que inibem o crescimento de bactérias nocivas.

Saber mais

Microbioma

O microbioma é a comunidade ecológica de espécies comensais e simbióticas que compartilham o nosso espaço corporal.

O microbioma é a soma dos microrganismos e dos seus elementos genéticos, considerando a sua função num ambiente particular e as interações entre si. Os genomas combinados dos microrganismos que habitam um ambiente específico, neste caso o corpo humano. Pode ser definido como o metagenoma da microbiota

Microbiota

A Microbiota: diz respeito a uma comunidade de microrganismos num ambiente específico – comumente designado por “flora”. Não tem em consideração o papel dos microrganismos, nem o ambiente, nem as interações entre as várias espécies (≠ microbioma).

Superorganismo

O ser humano é, à semelhança de todas as formas de vida, constituído por células. 90% das nossas células são microrganismos que garantem as nossas funções vitais, sobretudo bactérias. O superorganismo é composto por: 10% Mamífero e 90% Microbiano.

Disbiose

Entende-se por disbiose o desequilíbrio e as alterações à microbiota saudável que promovem o crescimento de certas espécies de bactérias em detrimento de outras.

Entre os diversos fatores promotores de disbiose, a utilização de antibióticos é o mais determinante porque promove consequências a longo prazo relacionadas com a destruição das bactérias necessárias ao funcionamento harmonioso e saudável do nosso organismo.

Lactobacillus

Os Lactobacillus são microorganismos vivos que em determinadas concentrações,
proporcionam benefícios à saúde do indivíduo, através do equilíbrio da flora intestinal.

Existem mais de 260 espécies de lactobacilos, muitas delas identificadas em diferentes partes e quantidades do nosso corpo e também em alimentos.

Suplementos

Os suplementos podem ser pílulas, cápsulas, comprimidos ou líquidos que contêm nutrientes, por exemplo: (multi)vitaminas, minerais ou óleos.

Como o próprio nome sugere, os suplementos destinam-se a complementar a dieta. As pessoas podem tomar suplementos quando a dieta não fornece todos os nutrientes de que necessitam.

Os Suplementos não se destinam a tratar, prevenir ou curar doenças.

Intestino

O intestino é um órgão que permite a passagem dos alimentos digeridos, facilitando a absorção dos nutrientes e a eliminação dos resíduos.

Ao longo de todo o intestino, existe uma flora de bactérias que ajudam no processo digestivo, assim como a manter o intestino saudável e livre de outras bactérias patogênicas que podem ser ingeridas com os alimentos.

Simbiótico

Produtos com prebióticos e probióticos designam-se como simbióticos. Os simbióticos são formados pela combinação e mistura de um ou mais organismos probióticos com um ou mais composto prebiótico.

O objetivo dos simbióticos é promover o desenvolvimento dos componentes probióticos e prebióticos para potencializar as suas propriedades saudáveis, gerando um efeito sinérgico entre eles.

Um produto só pode ser denominado simbiótico se tiver sido demonstrado que induz um efeito benéfico superior à soma daqueles gerados, separadamente, pelos seus componentes. 

Bifidobactérias

Bifidobactérias são um grupo de bactérias probióticas que habitam naturalmente o trato gastrointestinal humano.

Elas são consideradas benéficas para a saúde intestinal, ajudando na digestão, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a combater as bactérias patogénicas.

Consulte o dicionário da SPIMP

Microbioma
Microbiota
Superorganismo
Disbiose
Lactobacillus
Suplementos
Intestino
Simbiótico
Bifidobactérias