SPIMP – Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos
A Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP) é uma organização científica sem fins lucrativos dedicada ao conhecimento científico, pesquisa, aplicação clínica e divulgação sobre microbioma e probióticos, bem como o seu impacto na saúde.
O objetivo da SPIMP é criar campos de pesquisa, comunicação e discussão científica multidisciplinar, aberto a profissionais de diversos campos que contribuam para o conhecimento sobre microbioma e probióticos.
A associação será assim, um canal permanente de divulgação do conhecimento científico para a sociedade portuguesa.
Promove a inovação e informação no campo do microbioma e probióticos.
A Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP) é uma organização dedicada ao estudo e divulgação do papel das bactérias na saúde e na doença em Portugal. Sabemos que a microbiota é composta por diversos micro-organismos presentes no nosso corpo, que desempenham funções essenciais em diversas áreas, como a saúde gastrointestinal, vaginal, imunidade e o bem-estar geral do Ser Humano.
A SPIMP promove o conhecimento científico e a pesquisa sobre o microbioma e os probióticos, no tratamento de doenças, distúrbios funcionais e processos inflamatórios. Além disso, a SPIMP, pretende explorar potenciais áreas como a prevenção de infecções e impacto na saúde feminina.
Como sociedade científica, a SPIMP atua como um fórum multidisciplinar para profissionais de saúde, investigadores e especialistas da indústria, promovendo a comunicação, o intercâmbio de conhecimentos e o avanço das pesquisas inovadoras, relacionadas com o microbioma e os probióticos em Portugal.
VISÃO
A visão da SPIMP é investigar e partilhar o conhecimento sobre microbioma e probióticos, de modo a que estes sejam aplicados e reconhecidos como componentes essenciais para a saúde, bem-estar e para o desenvolvimento sustentável do ser humano.
MISSÃO
A missão da SPIMP é promover e facilitar a pesquisa, o conhecimento e a divulgação do microbioma e dos probióticos em Portugal.
A organização dedica-se a promover a compreensão dos benefícios dessas áreas de estudo para a saúde humana, animal e ambiental, bem como incentivar a colaboração entre investigadores, cientistas, profissionais de saúde e outros profissionais que demonstrem interesse pela área.
VALORES
Excelência Científica
Compromisso com a investigação e divulgação de pesquisas de alta qualidade baseadas em evidências, seguindo padrões científicos rigorosos.
Colaboração
Incentivar a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos entre cientistas, profissionais de saúde, indústria e outras partes interessadas, a fim de impulsionar o avanço da pesquisa e o desenvolvimento de aplicações práticas.
Inovação
Promover a integridade científica e inovação na pesquisa, assim como a divulgação e aplicação dos conhecimentos relacionados com o microbioma e com os probióticos
Educação & sensibilização
Incitar a educação, a formação e a divulgação científica para profissionais de saúde, investigadores, estudantes e público em geral, a fim de aumentar a conscientização e o entendimento sobre o microbioma e os probióticos.